Acabamento de tintas

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013
Olá pessoal,

Olha que matéria interessante que saiu no site da revista Zap. 

Aprenda a escolher o melhor acabamento de tinta para a sua casa

O mercado de tintas oferece uma grande quantidade de cores para a pintura das superfícies, com basicamente três diferentes tipos de acabamento – fosco, acetinado ou semibrilho. Diante de tantas variações, fica difícil saber qual é a mais indicada para as necessidades da casa.



Fonte: Revista Zap

Mateo Lazzarin, gerente de laboratório da Tintas Coral, afirma que o fosco, como não possui brilho, permite disfarçar pequenos defeitos e irregularidades das paredes e tetos. Sendo assim, proporciona uma aparência uniforme nas áreas.
Já Karina Monaco, gerente de produto da Suvinil, acrescenta que essa alternativa ajuda a camuflar erros e falhas de aplicação ou de diluição da tinta, e é capaz de deixar o ambiente mais aconchegante.
Porém, o especialista da Coral alerta que tal opção, por ter um filme um pouco mais poroso, pode gerar acúmulo de sujeira com mais facilidade ou apresentar polimento quando submetida a atrito. Portanto, não é a mais recomendada para locais onde se requer limpeza frequente.
 Embora possam ressaltar mais as imperfeições, os acabamentos acetinado e semibrilho se mostram resistentes a uma faxina, pois seus filmes são menos porosos (quanto mais brilho, menor a porosidade), conforme explica Lazzarin.“Por isso, além de dificultar a aderência da sujeira, tornam a limpeza da superfície mais fácil, sem que haja o risco de polimento do filme da tinta, como ocorre no acabamento fosco”, completa.



Fonte: Revista Zap
Sala e quartos podem receber tintas de qualquer tipo de acabamento


Karina sugere o uso da opção acetinada em paredes bem niveladas, onde se deseja ampliar a praticidade da remoção da sujeira, bastando o responsável pela limpeza utilizar um pano úmido com detergente neutro.


Fonte: Revista Zap

Por outro lado, ela diz que o acabamento semi brilho proporciona reflexos mais intensos e é indicado para superfícies niveladas, como portas, batentes e janelas.

 

Ótima dica né...

 

3 comentários:

Planejando um futuro a dois
Desenvolvido por Heart Ideas I Soluções Criativas.